Visitas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Panama




Hoje quero falar sobre os dias que passei no Panama.
Primeiramente achei que conheceria um país meio que pobre. Pois é me enganei!
O Panama tem em torno de 3 milhões de habitantes, bem pequeno perto do Brasil.
Só que a economia lá vai muito bem. Enquanto no Brasil pagamos impostos em torno de 45% , os Panamenhos (pasmem) pagam 7% de impostos. É isso mesmo. No Panama uma escola particular onde se ensina: Mandarim, Ingles, Francês além das outras matérias custa no período de 5 anos aproximadamente 6 mil dólares. É só fazer as contas quanto nos custa o período de um ano em uma escola particular no Brasil onde se ensina mais ou menos o ingles. Se não for o mesmo que eles gastam em 5 anos, é quase.
A moeda lá é o dólar, porém também tem o Balboa.
O salário mínimo lá é em torno de $500,00.
Uma casa de 3 dormitorios, bem confortável custa em torno de $80.000,00, financiada amplamente pelo governo a quem comprove que esta trabalhando a pelo menos 2 anos.
Nas ruas só se vê pessoas andando em carros japoneses, que eles importam sem pagar taxas de importação, em torno de $15.000,00. No Brasil não sai por menos que R$80.000,00 se quisermos importar um veículo japones.
O vestuário é extremamente barato, no shopping você compra blusas, vestidos, calças e etc pagando em média $10,00, é isso mesmo.
O canal do Panama é uma obra extraordinária, vale a pena conhecer.
Agora fica aqui a pergunta, por que no Brasil  pagamos tantos impostos e não temos a metade do que o Panama tem, sendo bem menor que nós?
Sinceramente senti vergonha de ser brasileira!

Nenhum comentário: