Visitas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Expresso Turístico vai ligar estação da Luz a Campos do Jordão

Outros dois passeios devem ser implantados: Aparecida e São Roque

por Carlos Gomes

Agora os paulistanos terão um novo meio de visitar Campos do Jordão. Com 207 km e quase sete horas de duração (só de ida), o mais novo passeio turístico de trem de São Paulo vai ligar a estação da Luz na capital, a famosa e charmosa cidade da serra da Mantiqueira.

Se tudo correr como os conformes, o “Trem da Montanha” será a mais longa linha ferroviária de passageiros do Estado.
Essa nova linha será uma das três que o governo paulista quer implantar no projeto Expresso Turístico, que é coordenado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Atualmente o projeto já possui três passeios no entorno da Grande São Paulo em três linhas: Luz-Paranapiacaba, Luz-Jundiaí (Circuito das Frutas) e a Luz-Mogi das Cruzes (Trem das Flores).
Além da linha para Campos do Jordão, o governo vai implantar também outras duas viagens: para Aparecida (Trem dos Romeiros), a 180 km de São Paulo, e para São Roque (Trem do Vinho), que fica a 66 km da capital.
A previsão do governo é que os três novos passeios sejam implantados ainda neste ano, sendo o de Campos do Jordão o mais complexo.
Para viabilizá-lo, o governo vai precisar fazer um acordo com a MRS, concessionária privada que opera a malha ferroviária no vale do Paraíba, só com transporte de cargas. Esse acordo será necessário, já que a linha da CPTM vai pouco além da Grande São Paulo e seria usada pelo Trem da Montanha até Itaquaquecetuba, de onde passaria à malha da MRS.
De Itaquaquecetuba, o trajeto seguiria pelo vale do Paraíba, passando por cenários urbanos, antigas fazendas e várzeas.
Na cidade de Pindamonhangaba haverá uma troca de veículos, onde os visitantes embarcarão em um pequeno trem elétrico semelhante a um bonde. A partir daí é feita a subida da serra da Mantiqueira até Capivari, um dos lugares mais badalados da estância.
Os preços das passagens não foram estabelecidos pelo governo, entretanto, já sabe que os passeios a Campos do Jordão e Aparecida serão em semanas alternadas e sairão às sextas e com o retorno aos domingos.
As três linhas do Expresso Turístico disponíveis hoje saem de manhã e voltam a São Paulo no fim do dia.
O expresso é formado por uma locomotiva a diesel e dois carros de passageiros, fabricados nos anos 1950.
O projeto Trens Regionais também ensaia levar a CPTM além dos limites da Grande São Paulo. A ideia é reativar o transporte regular de passageiros da capital para Sorocaba, Santos, Campinas, Jundiaí e São José dos Campos.
Fonte: Grupo viagem

Não sei vocês mas eu adoro andar de trem. Cheguei a andar naquele trem que fazia São Paulo Rio de Janeiro. O trem tinha cabine com camas e banheiro além do vagão restaurante. Era simplesmente uma viagem maravilhosa.
Espero que o Governo de São Paulo coloque mesmo em pratica este projeto e quem sabe até a volta  do trem SP-RJ.

2 comentários:

Laila disse...

Adorei essa informação sobre trens com rotas turísticas. Me leva à minha infância quando as melhores férias eram quando eu ia de trem visitar meus padrinhos.
Flor, vou ver essa questão da aula de costura. Sei que as lojas da Singer têm professoras, mas o difícil é conseguir horário, principalmente para quem trabalha durante a semana. Também tenho o mesmo desejo que vc, mas nunca corro atrás. Quem sabe buscando essa informação para vc eu não me animo?
Tenho uma conhecida que tinha uma professora que vinha em casa, mas ela estava recusando aluna... Tb tenho outra que ia em um curso próximo ao shopping interlagos. Vou tentar essa. Bjs

Arte Que Faço disse...

Quero apenas aprender a cortar e costurar para reformar minhas proprias roupas. Eta coisa dificil de achar uma professora de corte e costura aos sabados viu!!!!