Visitas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Geléia de Banana com chocolate


 Peguei esta receita no blog sabor saudade fiz e ficou uma delícia.



http://saborsaudade.blogspot.com

600 gramas de bananas d'água/nanica cortada em rodelas finas(5 a 6 bananas)
300 gramas de açúcar, de preferência baunilhado
200 ml de água
100 gramas de chocolate amargo 70% de cacau
2 colheres de sopa de suco de limão verde ou amarelo, mais ou menos um limão (use o tipo de limão que preferir)
raspas de uma fava de baunilha (opcional)
raspas de casca de laranja (opcional)
um pauzinho de canela (opcional)

Numa panela de fundo grosso ferva a água e o açúcar por uns cinco minutos. Adicione as bananas cortadas em rodelas finas, o suco de limão e, se for o caso, a baunilha, ou raspas de laranjas, ou canela. Deixe ferver em fogo médio e quando ferver reduza o fogo para baixo. Deixe a mistura cozinhar em fogo baixo por mais ou menos uma hora minutos ou até que as bananas estejam bem avermelhadas e totalmente dissolvidas. As bananas começam a avermelhar de baixo para cima por isso você vai precisar mexer de vez em quando para ajudar a ir incorporando a cor. Se o fogo não estiver baixo as bananas podem começar a queimar na parte de baixo e espirrar na hora de mexer o que pode ser perigoso, por isso, deixe a banana cozinhar em fogo bem baixo, sem pressa.
Enquanto as bananas cozinham derreta o chocolate em banho maria, ou no micro-ondas, e deixe esfriando. Quando as bananas estiverem no ponto retire-as do fogo e adicione o chocolate derretido mexendo bem para incorporar. Transfira para um pote esterilizado e deixe esfriar fechado de cabeça para baixo. Você também pode derreter o chocolate na geléia quente. Para isso basta picar o chocolate em pedaços pequenos e adicionar ao doce de banana já caramelizado. Mexa bem para derreter o chocolate e formar uma mistura homogênea.

Um comentário:

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Tudo bom?

Huuuuuum, geléia de banana com chocolate, que perdição, vou buscar a receita e fazer também!!!

Vim te desejar UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2012 a vc. e família.
Que 2012 traga a realização de seus sonhos, sempre com saúde, com paz, amor e dindim no bolso, afinal ... precisamos dele!


Beijos


Audeni