Visitas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Moqueca de Camarão


Minha Moqueca de Camarão: Ingredientes

!kg de Camarão (eu usei o grande)
Limão
! cebola picada
3 dentes de alho amassados
Eu usei tomates cerejas, uma bandeja picadinhos
Caldo de peixe
Azeite
Coentro e cebolinha
Azeite de dendê
Sal
Pimenta dedo de moça

Modo de fazer:

Limpe os camarões e tempere com um limão espremido, sal e pimenta dedo de moça. Reserve na geladeira até a hora de usar.
Em uma panela de barro (de preferência) doure a cebola no azeite extra virgem, junte o alho. Em seguida junte os tomates o sal, a pimenta a gosto e 2 conchas do caldo de peixe. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos.
Abaixe bem o fogo, junte os camarões, uma colher de sobremesa rasa do azeite de dendê, o coentro e a cebolinha. Bastante atenção: os camarões não podem ser cozidos demais, senão vira borracha.
(Para camarões grandes o ideal é no máximo 7 minutos, os pequenos de 3 a 5 minutos.)
Colocado os camarões, tampe a panela e deixe por no máximo 7 minutos no caso de grandes. Para saber se o camarão esta cozido, pegue um e corte com a faca ao meio, ele deverá estar cozido por igual. Se for necessário junte um pouco mais do caldo de peixe. Sirva na panela de barro ainda borbulhando. Hummm uma delícia. Se quiser pode fazer um pirão, é só retirar um pouco do molho antes de colocar os camarões, e dois camarões já cozidos e bater tudo no liquidificador, voltar o liquido ao fogo e juntar a farinha de mandioca.
Considerações finais: Não sou muito fã de leite de coco, por isso não uso. O azeite de dendê usei com bastante parcimônia.

Nenhum comentário: